I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Suzumiya Haruhi No Yuutsu


 Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (em japonês: 涼宮ハルヒの憂鬱 A Melancolia de Haruhi Suzumiya?), é um anime que faz referência ao primeiro de uma série de nove livros formando um romance ficcional escrito pelo autor japonês Nagaru Tanigawa e ilustrado pela também japonesa Noizi Ito. A história tem como personagem principal Suzumiya Haruhi, uma colegial que faz um clube na sua escola para procurar fatos sobrenaturais obscuros como uma forma de se divertirem; Os personagens que circundam Haruhi Suzumiya acabam se envolvendo nesses acontecimentos sobrenaturais, sem necessariamente o envolvimento de Haruhi.
  
 Enredo
A história tem como narrador o estudante com o apelido de "Kyon", um garoto do mesmo colégio de Haruhi Suzumiya. Kyon participa ativamente das atividades definidas por Haruhi, uma garota com hábitos excêntricos e que acaba envolvendo Kyon em toda uma miríade de eventos que ele tinha convencido a si mesmo que não existiam. Entre eles podemos citar a existência de viajantes do tempo, alienígenas, pessoas com poderes psíquicos, dentre outras personalidades que o anime mostra.
O tema do desenho envolve a rotina escolar, mas buscando uma abordagem de ficção-científica; Se por um lado os estudantes estão jogando uma partida de beisebol, pode haver uso de magia alienígena para alterar o resultado; Uma estudante mais velha pode na verdade ser uma viajante do tempo; A depressão de uma garota pode levar o mundo ao caos. É baseado nessa dualidade que A Melancolia de Haruhi Suzumiya se desenvolve.
Os episódios são postos de maneira não-linear, sendo que o que mais se encaixaria como um OVA foi exibido na TV japonesa como o 1º episódio. Essa estratégia segue as linhas gerais do anime, nas quais a situação real dos personagens é revelada pouco a pouco, buscando surpreender o espectador.

 Personagens
Na série, existem cinco personagens principais, membros da Brigada SOS.
Haruhi Suzumiya é a personagem principal, que dá o nome ao anime. De hábitos excêntricos, começou o clube que dá a base de sustentação da história. Seu objetivo principal é encontrar alienígenas, viajantes do tempo, de outras dimensões, pessoas com poderes psíquicos e fazer outras coisas estranhas que possam aliviá-la do tédio que sente do mundo. Praticamente todas as decisões que ela toma influencia os personagens em maior ou menor grau; Entretanto, existem episódios nos quais ela não tem participação ativa, ficando como um personagem secundário.
Kyon é o narrador da série, tem o apelido de Kyon. Seu nome real não é dito em nenhum momento na série. Embora seja o mais comum dos integrantes, ele é o que conta a história, e por isso todo o anime circunda o ponto de vista dele.
Yuki Nagato também faz parte do grupo de protagonistas. Possui a aparência de uma leitora assídua e faz parte originalmente do Clube de Literatura, o qual iria fechar pela falta de membros novos ao grupo. Haruhi prontamente resolve assumir o controle da sala do Clube e aproveita ainda para recrutá-la também. Mais adiante, é revelado que Nagato Yuki é uma alienígena que serve a "Entidade Integrada de Dados", e que foi enviada para vigiar as ações de Haruhi.
Mikuru Asahina é um ano mais velha que os outros integrantes. Kyon se sente atraído pela aparência dela e tenta protegê-la dos abusos que ela sofre de Haruhi. Ela faz o tipo lolita, sendo que no decorrer da história ela é obrigada pela personagem principal a vestir várias fantasias, como de empregada, sapo e 'bunny-girl'. A quarta a ingressar o grupo, ela é na verdade uma Viajante do Tempo.
Itsuki Koizumi foi o último a ingressar o grupo. Seu rosto sempre mostra um sorriso, aparentando ter sempre o controle da situação. Ele é um Esper, ou seja, tem poderes psíquicos, mas que só podem ser usados quando ele está dentro de um "Espaço Restrito", dimensão paralela criada pelos poderes de Haruhi. Faz parte da "Organização", um grupo que investiga os poderes de Suzumiya Haruhi.

Brigada SOS

A Brigada SOS (em japonês: SOS団 エス・オー・エスだん Esuōesu dan?) é o nome do clube que Haruhi começou pouco após começar o colegial. O nome do clube é na verdade um acrônimo de "Sekai wo Ooini moriagerutame no Suzumiya Haruhi no dan", que significa "Brigada Suzumiya Haruhi para a salvação do mundo através da diversão" (tradução não-literal)[1]. Haruhi decidiu criar o clube depois que Kyon discutiu com ela que as maiores invenções da humanidade foram descobertas apenas por gênios, pessoas especiais; Inspirada por esse discurso, Haruhi decide criar um clube para que todos os alienígenas, viajantes do tempo, de dimensões e pessoas com poderes paranormais pudessem entrar na sua vida.
O clube inicialmente começou com apenas quatro integrantes: Haruhi, Kyon, Nagato e Mikuru-chan. O último membro entra depois, transferido de outro colégio. Normalmente eles deveriam ser uma associação, mas como eram necessárias cinco pessoas para que isso acontecesse e Koizumi só entraria depois, foi decidido que eles se tornariam uma brigada. Apesar de ter os membros suficientes para continuar existindo, a Brigada se encontra numa situação na qual pode tornar-se uma associação ou parar de existir. Se o conselho escolar não toma nenhuma atitude, é porque ninguém se dispõe a lidar com Haruhi caso uma discussão ocorra.
Inicialmente, a Brigada não tinha sala. Como todos os membros antigos do clube de literatura exceto a primeiro-anista chamada Nagato Yuki tinham se formado e o clube iria ser desfeito, Haruhi se "apossou" da sala deles. Apesar da invasão, Yuki aceitou a presença da Brigada SOS sem se incomodar com isso.
O objetivo principal do clube é "trazer mais divertimento para o mundo". A participação máxima do clube foi no festival escolar, no qual foi lançado o filme intitulado Episódio 00: As aventuras de Mikuru Asahina, sendo que os protagonistas foram Yuki, Itsuki e Mikuru-chan, como personagem principal; A filmagem e a narração ficou por conta de Kyon, e a Direção por Haruhi. Como o filme foi editado em apenas uma noite, ele ficou cheio de falhas e problemas de continuidade. Curiosamente, apesar da Haruhi não possuir consciência da verdadeira natureza dos membros de sua Brigada, designou a eles papéis que condizem com suas verdadeiras personalidades.

Afiliações

Existem três filiações que se interessaram por Haruhi; As três se ligam à Haruhi através da Brigada SOS. Cada um deles tem o seu motivo, sendo que a maior parte deles tem a ver com um evento que ocorreu três anos antes da formação da Brigada SOS. Cada uma das três conseguiu, com metade esforço e a outra metade coincidência, ter um representante seu na Brigada SOS.

 A Organização

A Organização (em japonês: 機関?), criada do "acontecimento" de 3 anos atrás, quando um grupo aleatório de pessoas no mundo recebeu habilidades que poderiam ser descritas como as de 'Espers'; Eles conseguiam entrar nos "Espaços Restritos", único lugar onde seus poderes eram ativos, aos quais podiam instintivamente sentir e dos quais tinham conhecimento inato. Esses indivíduos seletos se uniram e conseguiram descobrir o epicentro do novo poder deles: Haruhi, cujo humor buscam, agora, proteger e controlar sem que ela saiba da existência deles. Eles temem que se algo acontecer com ela, ou se ela se tornar descontente com o mundo, poderia simplesmente varrê-lo e começar novamente. Itsuki Koizumi é o membro deles na Brigada SOS, que tenta impedir que o medo deles se transforme em realidade. O modo da Organização trabalhar leva a situações aparentemente inofensivas, mas nas quais o destino do mundo às vezes está em jogo.
"Espaços Restritos", são falhas de continuidade espaço-temporais entre dimensões catalisadas por Suzumiya Haruhi, como um tipo de treinamento para seus poderes divinos. Embora eles normalmente não podem ser penetrados, Itsuki Koizumi e o grupo conhecido como "A Organização" têm a habilidade tanto de entrar quanto de sentir a criação desses lugares. Dentro do Espaço Restrito , os poderes dos membros da "Organização" se tornam aparentes; Eles podem tomar a forma de energia pura que são capazes de voar, desferindo golpes que se assemelham ao efeito de lasers. "A Organização" usa essas habilidades para caçar os "Shinjin", ou "Celestiais", de modo a impedir que esses "Shinjin" expandam as realidades seladas pelo mundo.
Do lado de dentro, se alguém tentasse sair do perímetro do espaço fechado, eles iriam achar um campo de força impenetrável para todos exceto os espers; Essa resistência é que delimita as extensões desse espaço fechado. O mundo dentro do Espaço Restrito é quase idêntico à área correspondente no mundo, mas é cinza e sem nenhuma vida presente.
Quando a frustação de Haruhi alcança um certo ponto, ela se manifesta como grandes monstros - "Shinjin" contidos dentro do Espaço Restrito, ao qual causa destruição sem afetar o mundo externo com a finalidade de extravasar a frustração de Haruhi. Essa destruição acaba por aumentar a extensão do Espaço Restrito, que pode, eventualmente, substituir a realidade. Quando o "Shinjin" é destruído, a realidade selada também é destruída.

 A Entidade de Dados Integrados

A Entidade de Dados Integrados, também conhecida como a "Integração de Dados através de entidade" (情報統合思念体), segundo Yuki Nagato mesmo explica,nasceu através de um mar de dados que permeia o universo inteiro. À medida que esses dados foram se acumulando, eles ganharam consciência e continuaram a evoluir obtendo mais dados até que eles conhececeram a sua rua sem-saída evolucionária. Essas formas de vidas baseadas em dados não possuem corpo físico mas são muito inteligentes. Essa entidade cresce com a expansão do universo e pela adição de mais dados.
Muito dos dados manipulados ou utilizados por estas formas de vida não podem ser observados por humanos com meios ordinários. A natureza exata desse uso de dados é um conceito confuso e abstrato para que Kyon entenda e presume-se que seja impossível que muitos humanos consigam. Mesmo assim, a Entidade Integrada de Dados tem um interesse particular em humanos acima de qualquer outro grupo de criaturas conscientes do universo por causa de sua habilidade sem precedentes de procurar e obter dados - ou conhecimento.
As Entidades de Dados, no início, considerava humanos e todas as outras criaturas orgânicas como formas primitivas de vida. Até que a humanidade obteve a habilidade única de reunir informações, as Entidades de Dados acreditavam que formas de vida orgânicas eram incapazes de evoluir além de um certo platô de desenvolvimento e nunca seriam capazes de utilizar dados da maneira como as Entidades de Dados podiam. Enquanto que a consciência em seres orgânicos era relativamente comum, a raça humana era a única forma de vida orgânica para indicar um potencial de desenvolvimento desconhecido.
No "acontecimento de 3 anos atrás", uma extraordinária explosão de dados veio de uma das ilhas do Japão. No núcleo dessa estranha e espontânea geração de dados, eles encontraram Haruhi Suzumiya. Para que pudessem observar esse fenômeno em primeira mão eles criaram um número de "interfaces humanóides", na esperança de que eles pudessem encontrar um meio de ultrapassar a rua sem saída evolucionária deles. Duas dessas interfaces humanóides, Yuki Nagato e Ryōko Asakura, foram apresentadas a Kyon. Yuki virou um membro da Brigada SOS, pelo desejo inconsciente de Haruhi em ter uma alienígena em seu clube. As interfaces humanóies são capazes de reprogramar ou manipular o meio ao seu redor de modos que parecem espetaculares ou mágicos para a maioria dos humanos. Além disso, as interfaces humanóides são capazes de proezas superhumanas de lógica, agilidade, memória e percepção.
Existem opiniões diferentes dentro da Entidade de Dados. A mentalidade dominante deseja simplesmente deixar Haruhi sem ser pertupada e interferir o mínimo possível para que ela seja observada sobre condições controladas. As vozes dissidentes dentro da Entidade desejam provocar uma reação de Haruhi, com o objetivo de motivar Haruhi à coletar informações e gerar dados mais rapidamente, mesmo com as possíveis conseqüências negativas. Esse desejo das vozes dissidentes foi posto em prática quando uma agente desse grupo, Ryōko Asakura, atacou Kyon na esperança de matá-lo.

Os Humanos do Futuro

Viajantes do tempo, de um período não-especificado do futuro, ficaram surpresos ao encontrar, como os outros dois grupos, que uma situação muito peculiar ocorreu três anos antes que Suzumiya Haruhi começasse a Brigada SOS. Do ponto de vista deles, um terremoto temporal(tempomoto) aconteceu, causando uma fissura na continuidade espaço-tempo de tal forma que os viajantes do tempo não conseguem regredir no tempo além dessa fissura. Nos livros, é sugerido que três anos antes que a história do anime começasse, Haruhi criou essa versão do mundo - esse com espers, alienígenas e viajantes do tempo - o que significa que não há maneira de regredir no tempo além dessa fissura - simplesmente porque o mundo começou naquele instante.
Para investigar como e porque esse evento ocorreu, Eles mandaram a agente do tempo Asahina Mikuru para observar Haruhi. Entretanto, ela não podia levar com ela nada mais avançado tecnologicamente, como armas, porque seria muito perigoso; Essa sociedade do futuro tende a não liberar muitas informações sobre o que irá ocorrer no futuro para que não ocorram muitas contaminações temporais e que aconteçam mudanças na história. Ou seja, quase todo tipo de informação pertinente ao futuro é considerado "Informação confidencial" (kinsoku jikou desu - 禁則事項です - , como Asahina Mikuru diz várias vezes durante o anime ).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que bom que vais comentar ^O^ Mas é bom lembrar que:

Os comentários são moderados;
Nada de dizer asneiras;
Nada de insultar pessoas;
Nada de ameaças a outras pessoas que não participam no blog

Se seguires estas regras vais-te divertir muito!